Dicas de Estudo


COMO SE SAIR BEM NA ESCOLA
Que palavra vem à sua mente quando ouve a palavra "escola"?
Cansativa ou empolgante? Frustrante ou gratificante? Estressante ou divertida?
Se a imagem que você tem da escola é um tanto negativa, o que pode fazer? E se for positiva, como aproveitar ainda mais os seus anos escolares? A seguir apresentaremos cinco sugestões para você se sair bem na escola.
1)    Crie ânimo
Para ter ânimo em qualquer projeto, você precisa ver seu valor prático.
Qual é o valor prático da escola?
Ela o ajudará a ter sabedoria.
Como assim? Para ilustrar: imagine que você está andando em um bairro perigoso. O que você preferiria - estar sozinho ou acompanhado de um grupo de amigos que, se necessário, poderiam protegê-lo? Com uma boa educação, você tem vários "amigos" fortes que sempre estarão ao seu lado. Eles incluem:
Raciocínio: Ir à escola pode ajudar você a desenvolver sabedoria e compreensão. Essas habilidades serão úteis para você resolver seus problemas em vez de sempre depender de outros para isso.
Habilidades sociais: Conviver com vários tipos de pessoas na escola dá a você muitas oportunidades para dominar qualidades, que serão úteis na vida adulta, como tolerância, respeito e empatia.
Treinamento prático: A escola pode ensinar-lhe a importância de uma boa ética de trabalho, que é de grande valor para conseguir e manter um emprego. Além disso, quanto mais você aprender sobre o mundo ao seu redor, mais preparado estará para conhecer a si mesmo e identificar o que é importante para você.
Resumo: Visto que você precisa de uma formação escolar, pouco adianta ficar pensando nas coisas que você não gosta na escola. Então pense nos pontos citados acima e crie ânimo. Talvez possa até pensar em outros incentivos.
Que tal começar logo? Para você, qual é o principal motivo para se sair bem na escola?
2)    Seja organizado
O pouco esforço necessário para se organizar pode trazer grandes recompensas: mais tempo, menos estresse e notas melhores.
Imagine-se entrando numa loja para comprar uma única coisa, mas as mercadorias estão todas espalhadas sem nenhuma ordem. Quanto tempo você levaria para achar o que procura? Não seria muito mais fácil se todas as coisas estivessem bem organizadas e os corredores identificados? Você pode tornar medidas parecidas nos seus estudos. Corno?
Faça uma programação: Uma lista com as tarefas ajuda a lembrar das coisas que precisam ser feitas.
Dica: Use um caderno, o celular ou outro aparelho para fazer sua lista.
Não adie: É fácil dizer: "Vou deixar isso para mais tarde." O melhor é fazer as coisas o mais cedo possível - principalmente seu dever de casa.
Dica: Quando chegar da escola, não ligue a TV nem se envolva em nenhum passatempo antes de fazer seu dever de casa.
Organize seu material escolar: Já aconteceu de chegar à escola e descobrir que esqueceu seu caderno, caneta ou livro? Você pode evitar esse aborrecimento. Corno? Arrume sua mochila com antecedência.
Dica: Mantenha sua bolsa ou mochila organizada para, assim, achar suas coisas mais facilmente.
Resumo: Ser organizado vai poupá-lo do esstresse de esquecer coisas, de se atrasar e de parecer que nunca tem tempo suficiente para outras prioridades.
Que tal começar logo? Identifique uma área em que você precisa se organizar. Então, com os seus pais ou um amigo, pense em várias maneiras que você pode melhorar.
3)    Procure ajuda
Ter o apoio de outras pessoas é essencial, não só durante os anos escolares,
mas também na vida adulta.
Quem pode ajuda-lo a se sair bem na escola?
Família: Os pais e irmãos mais velhos podem ajudar muito, pois já passaram pela fase que você está passando.
Dica: Para começar, pergunte a seus pais ou irmãos como eles se saíram na matéria que você acha difícil. Se eles se saíram bem, então podem ser as pessoas certas para lhe ajudar.
Professores: A maioria dos professores fica feliz quando um aluno quer se sair bem nos estudos, e eles têm prazer em ajudar.
Dica: Simplesmente diga ao seu professor que tem dificuldade, mas que quer melhorar e qual a sugestão dele para isso.
Outros: Um amigo de confiança da família pode ajudar. Isso terá dois benefícios, primeiro, você receberá a ajuda que precisa; segundo, aprenderá a contar com o apoio de outros quando necessário - algo que lhe será útil na vida adulta. A verdade é que, para muitas coisas na vida, o segredo é trabalhar em equipe, não sozinho.
Dica: Pergunte a seus pais quem pode ajudá-lo em seus estudos.
Resumo: Não há nada de errado em pedir ajuda!
Que tal começar logo? Faça uma lista de duas ou três pessoas que você admira e acha que são bons exemplos. Alguma delas pode ajudá-lo com seus deveres escolares?
4)    Cuide da saúde
Cuidar bem da saúde pode melhorar seu desempenho na escola e sua qualidade de vida.
É claro que devemos cuidar do corpo e que isso só traz benefícios. Para ilustrar: imagine que você tem um carro, mas nunca tira tempo para fazer manutenção nele. Mais cedo ou mais tarde, ele vai parar de funcionar. O mesmo pode acontecer com seu corpo. Que tipo de "manutenção" você precisa?
Descanso: Dormir pouco pode deixar você com a aparência abatida, sem disposição, confuso e até mesmo deprimido. Por outro lado, você fica com mais energia quando dorme o suficiente. Dormir bem também acelera seu crescimento físico, fortalece seu sistema imunológico e melhora suas funções cerebrais e seu bem-estar emocional. São muitos benefícios para tão pouco esforço, não acha?
Dica: Se possível, tente ir para a cama no mesmo horário toda noite.
Alimentação: Os adolescentes crescem rápido. Dos 10 aos 17 anos, por exemplo, a maioria dos meninos dobra o peso corporal magro. As meninas também têm um crescimento repentino. Essa fase exige muito combustível e energia. Certifique-se de dar ao seu corpo os nutrientes que ele precisa.
Dica: Não se esqueça do café da manhã. Ir para a escola 'abastecido' pode melhorar sua concentração e memória de curto prazo.
Exercícios: Eles fortalecem os músculos e ossos, melhoram a resistência, controlam o peso, aprimoram a capacidade mental, aumentam a imunidade, aliviam o estresse e melhoram o humor. É claro que exercitar-se também pode ser divertido, pois pode incluir atividades que você gosta.
Resumo: Descanso suficiente, alimentação balanceada e exercícios moderados ajudarão a manter seu "motor" funcionando. E isso acaba melhorando seu desempenho na escola.
Que tal começar logo? Crie uma rotina equilibrada de exercícios. Faça um acompanhamento das suas horas de sono e de sua alimentação por um mês e veja se precisa melhorar em alguma coisa.
5)    Tenha uma meta
A escola faz mais sentido  e é mais agradável quando você entende seu objetivo.
Ir à escola sem um objetivo é como correr numa pista sem linha de chegada. Ter uma meta manterá você facado e tornará sua transição para o mercado de trabalho mais suave. Como você pode estabelecer uma meta?
Pergunte-se: 'Como pretendo me sustentar?' Não conclua que é novo demais para responder a essa pergunta. Planeje desde já. Por quê? Pense assim: se quisesse fazer uma viagem, você precisaria primeiro escolher um destino. Daí traçaria num mapa a melhor rota. O mesmo se aplica à escola. Pense na profissão que você quer ter e depois escolha cursos que o ajudarão a chegar a esse destino.
Cuidado: muitos jovens querem trabalhar apenas na profissão dos seus sonhos, por exemplo, como músico profissional. Eles nem querem pensar em fazer outro tipo de serviço. Então, o que seria melhor? Procure unir seus sonhos e suas habilidades. Como?
Ø  Pense em suas habilidades. Por exemplo, você gosta de fazer coisas para ajudar os outros? Leva jeito para mecânica? Matemática? Finanças? Consertar coisas?
Ø  Avalie suas opções. Que profissões são compatíveis com suas habilidades? Considere várias opções, em vez de se concentrar apenas no emprego dos seus sonhos. E pense em termos práticos. Por exemplo, será que existe campo para a profissão que você escolheu em outras cidades, caso precise se mudar? Será necessário fazer algum treinamento que o deixará muito endividado?
Ø  Leve em conta as oportunidades. Depois de escolher a profissão, analise as oportunidades de emprego em sua região. Conhece alguma empresa ou pessoa que poderia contratá-Ia? Se conhecer, ela oferece algum tipo de estágio? Existem programas de treinamento vocacional disponíveis?
Dica: Converse com seus pais, professores e amigos adultos. Consulte os jornais locais ou sites na internet.
Resumo: Se tiver uma meta, sua educação terá uma direção e objetivo.
Que tal começar logo? Enquanto ainda está na escola, pense nos três pontos mencionados. Escreva suas metas e converse sobre elas com seus pais.
O que os pais podem fazer?
"Os poucos professores em nossa escola não tinham como dar atenção a todos os alunos. Também não havia mapas, equipamentos de laboratório nem biblioteca." Dorcus, Mianmar.
“A sala de aula era abarrotada de alunos! Não havia nenhum ventilador, e o calor era sufocante." - Luis, Bolívia.
"Para a maioria dos meus professores, era uma luta controlar a classe. Às vezes, os alunos eram muito indisciplinados, dificultando muito mais o aprendizado." - Nina, África do Sul.
Como os comentários acima mostram, algumas escolas estão longe de ser um lugar de aprendizado. Se você tem filhos, como pode ajudá-Ios a tirar o maior proveito da educação, apesar dos desafios? Veja algumas sugestões.
Tenha iniciativa: Em vez de se concentrar nos problemas, muitos dos quais provavelmente, estão fora do seu controle, concentre-se no que você pode fazer. Se seu filho parece ter dificuldade com certa matéria ou está sobrecarregado com muitos deveres de casa, pensem juntos em algumas soluções. Por exemplo, será que é preciso criar um ambiente mais adequado para estudar em casa? Seu filho precisa de ajuda para criar uma rotina para realizar as tarefas mais importantes? Seria bom contratar um professor particular? Para mais sugestões, fale com o professor ou orientador educacional de seu filho. Encare essas pessoas como aliados, não inimigos.
Ajude seu filho a ter em mente o objetivo da educação: A educação deve preparar seu filho para se tornar um adulto responsável com habilidades diversificadas. O objetivo não deve ser simplesmente aprender como ganhar dinheiro. Mesmo assim, pesquisas mostram que muitos jovens estudam justamente com o objetivo de ficar ricos.
Deixe seu filho aprender com os problemas: Muitos professores admitem que é difícil lidar com os alunos, mas lidar com os pais pode ser ainda pior. Alguns pais se apressam em falar com os professores e protestar quando seu filho se mete em problemas ou tira notas baixas. Por exemplo, um artigo da revista Time mencionou uma professora universitária que tinha alunos que "ligavam da sala de aula para os pais para reclamar de uma nota baixa e, então, passavam o celular para ela, no meio da aula, porque o pai ou a mãe não tinha gostado disso. Alguns pais diziam a ela que estavam pagando muito caro pela educação do filho e davam a entender que apenas a nota mais alta era aceitável como retorno de seu investimento".
Esses pais não ajudam em nada seus filhos. Na verdade, em vez de "salvá-Ios", eles os estão privando de "terem experiências reais de tomar decisões, falhar e limpar sua própria sujeira", escreveu  Polly Young-Eisendrath, em seu livro A Armadilha da Autoestima[1]. Ela acrescenta: "Se os pais interferem na solução do problema por seus filhos enquanto eles ficam sentados assistindo, os pais ficarão mais fortes, mas os filhos ficam mais fracos e caem quando tentam correr por si próprios."
Tenha equilíbrio no grau de escolaridade de seu filho: Conforme já mencionado, a educação pode preparar seu filho para ser um adulto responsável. Mas quanta escolaridade é necessária para isso?
Não conclua que seu filho precisa fazer faculdade para receber um salário razoável. Existem outras opções menos caras. Às vezes, pessoas com habilidades técnicas podem ganhar o mesmo que as formadas em faculdades.
Resumo: As escolas não são perfeitas, e os alunos hoje enfrentam desafios que nem podíamos imaginar algumas décadas atrás. Mas, com seu apoio, seu filho pode se sair bem na escola. Que acha de considerar em família as sugestões apresentadas acima?

O texto acima é uma adaptação de matéria publicada na revista Despertai! em outubro de 2012.




[1] YOUNG-EISENDRAT, Polly. A armadilha da autoestima. Criando filhos seguros e compassivos na era do egocentrismo. Editora Rocco, Rio de Janeiro, 2009.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ROTEIRO PARA UM BOM LGD (Ler, Grifar, Anotar Dúvidas)
(caso queira pode ser feito num caderno separado, inclusive reaproveitando um caderno antigo)



1.    Buscar na internet imagens sobre o tema central do conteúdo.
2.    Ler rapidamente (passar os olhos) todo conteúdo.
3.    Ler novamente, com atenção, consultando as palavras desconhecidas no dicionário e substituindo-as pelo melhor sinônimo (anote a lápis junto da palavra desconhecida).
4.    Grifar a lápis aquilo que achar importante.
5.    Anote o que entender de cada subtítulo, página ou tema estudado, da forma como achar melhor para sua organização (você deverá estar atento às explicações e comparar com o que anotou, caso tenha dúvidas questione).
6.    Anote as dúvidas de cada subtítulo, página ou tema estudado, da forma como achar melhor para sua organização.
7.    Em aula tire suas dúvidas e apresente o que entendeu, anotando as explicações dadas a você e seus amigos.
8.    Em casa releia tudo e verifique se não há mais dúvidas, caso haja tire-as na aula seguinte.
Seguindo esse roteiro seu sucesso será garantido nas avaliações e principalmente em seu aprendizado, só não esqueça que ao fazer de qualquer jeito só para não ter marcação de "tarefa não feita" você está se enganando e não enganando ao professor.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AFINAL, COMO ESTUDAR HISTÓRIA?
Procurando uma melhor forma de estudar História, compreendendo seus fatos e suas influências, encontrei num site um roteiro muito legal e que completa o LGD. Eis roteiro:
·         TEMPO/ESPAÇO
·         CONTEXTO HISTÓRICO
·         ANTECEDENTES
·         O EVENTO
·         DESDOBRAMENTOS

Exemplificaremos o roteiro, supondo o estudo da Primeira Guerra Mundial:

ESPAÇO/TEMPO
Europa: início do século XX

CONTEXTO HISTÓRICO
Neocolonialismo, Política de Alianças e Paz Armada.

ANTECEDENTES
Disputa de mercados neocolonialista, divergências político-econômicas e revanchismos, nacionalismos e antagonismos entre os impérios, assassinato de Francisco Ferdinando.

O EVENTO
A guerra
O início, blocos militares em conflito, etapas, o ano de 1917, o término do conflito.

CONSEQUÊNCIAS
Tratado de Versalhes, fim da hegemonia europeia, desintegração dos impérios, novas nações, EUA como potência hegemônica, Liga das Nações, revanchismo alemão, fortalecimento do nacionalismo (nazifascismo).


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIFERENÇA ENTRE RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO.

Resumo

É a condensação de conteúdo, sem análise crítica ou interpretação. Deve ter o mesmo vocabulário do autor e seguir a mesma ordem do texto.

O resumo deve ter:  brevidade, claridade e fidelidade

Resenha

Não deixa de ser uma condensação do texto, mas também há a análise interpretativa do texto lido.

É um resumo crítico, deve existir uma apreciação crítica sobre a obra. Como fazer a resenha?

Primeiramente deve-se resumir o conteúdo e depois fazer a transição para a crítica, seguindo o esquema: introdução, desenvolvimento, conclusão e crítica (quando for feita a parte)
A resenha é muito utilizada em jornais e revistas.
Se não houver segurança no tema é melhor chamar o trabalho de comentário ou fichamento.
Fichamento.
É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto.
É a elaboração de fichas de leitura com o intuito de registrar informações sobre livros e artigos. Existe material próprio para as fichas, que também podem ser feitas no computador.
Serve para apresentar anotações que sirvam como material organizado para consulta. O fichamento é fonte para estudos posteriores.

ABRAÇO. PROF. STEFANO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO CONSULTAR O BLOG

Nosso objetivo com este blog é facilitar o estudo da História, para tanto iremos postar textos e imagens com esse fim. Para lê-los navegue ...