Pré-História

PRÉ-HISTÓRIA

Pré-história é o primeiro período da evolução humana. Estende-se desde a origem do Homem até o aparecimento da escrita.

O surgimento do Homem.
Existem duas ideias principais de como o Homem surgiu no Planeta:
Criacionismo: o Homem, assim como tudo no planeta, é criação de Deus.
Evolucionismo: o Homem, segundo Charles Darwin (1809–1882), evoluiu dos primatas.

A Pré-História divide-se em três grandes períodos:
a) Paleolítico: também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é o período dos primeiros homens. Neste período, eles fabricavam utensílios de pedra lascada, madeira e ossos.  Eram essencialmente caçadores e coletores, caçavam animais e comiam vegetais, tendo que se deslocar de um lugar para outro, em busca de alimentos; por isso eram nômades. Suas roupas eram feitas com peles de animais, admiravam os fenômenos da natureza e, no final do período, passaram a dominar o fogo.
b) Neolítico: também chamado Idade de Pedra Polida, é o período em que surge a agricultura. A fixação do homem em um lugar, por causa do cultivo da terra e da domesticação de animais para o trabalho, provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias).
As primeiras aldeias foram criadas próximas aos rios, de modo que o homem pudesse usufruir da terra fértil e água para si, para o plantio e para os animais.
 O trabalho passou a ser dividido: os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantavam, colhiam e educavam os filhos.
A disponibilidade de alimento permitia um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar alimentos e sementes levou à criação de peças de cerâmica, que, aos poucos, se tornaram  também objetos decorativos.
Surgiu também o comércio, o dinheiro (no inicio representado por sementes). No vestuário, passaram a usar roupas de lã, linho e algodão que são mais confortáveis e leves.
c) Idade dos Metais: transição Pré-História para a História.
No final do Período Neolítico, desenvolveu-se a técnica de fundição de metais, formando peças para diversos usos. Tornou-se mais definitiva a ação do Homem sobre a natureza, bem como o aperfeiçoamento das armas que possibilitaram o domínio das comunidades mais desenvolvidas sobre as melhores terras.
Iniciava-se a formação dos grandes impérios, surgindo os conceitos de Estado, de propriedade e as classes sociais.
                                                                                                                                

Surgimento do Estado:

Surgimento da Escrita


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO O HOMEM CHEGOU À AMÉRICA?
São duas as teorias sobre a chegada do Homem à América:

Teoria do Estreito de Bering: A teoria mais aceita é que os primeiros grupos humanos tenham atravessado a pé o Estreito de Bering, da Ásia para a América, há cerca de 15 mil anos durante o fim da Era Glacial, e tenham migrado em direção ao sul, em busca de regiões mais quentes, eles teriam levado por volta de 2 mil anos até a Patagônia no limite sul da América.
Teoria da Navegação pelo Pacífico: A arqueóloga brasileira Niède Guidon, discorda para ela o homem já ocupava o Brasil há mais de 60 mil anos. Niède se baseia em vestígios encontrados perto de uma fogueira que teriam 48 mil anos. Para Niède, o primeiro americano teria vindo da Austrália em embarcações simples.  Sua teoria é muito questionada em todo mundo, pois seria como Colombo ir a Lua, dizem alguns pesquisadores. No entanto, o maior problema é não ter um fóssil humano para mostrar, pois até hoje não foram encontrados ossos humanos anteriores há 15 mil anos nas Américas.

Veja mais na aba Brasil: Pré-cabralino e Colonial (1500-1822)



Um comentário:

COMO CONSULTAR O BLOG

Nosso objetivo com este blog é facilitar o estudo da História, para tanto iremos postar textos e imagens com esse fim. Para lê-los navegue ...