Brasil: Nova República (1985-hoje)


NOVA REPÚBLICA (1985-hoje)
Nova República: período de nossa história onde o Brasil passou a ser verdadeiramente um país democrático. Em 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente do Brasil, pelo Colégio Eleitoral. A escolha de Tancredo Neves como presidente deu um ponto final na ditadura militar.
Na véspera de tomar posse do governo, Tancredo Neves adoeceu, e dias depois, 21 de Abril de 1985, veio a falecer. Em seu lugar assumiu José Sarney, vice-presidente eleito.
O Governo Sarney (1985-1990)
 José Sarney, assumiu a presidência  e governou o Brasil espelhado na imagem de Tancredo Neves. O ministério foi composto pelos mesmos ministros escolhidos por Tancredo.
O Governo Sarney deu início à redemocratização do Brasil. Foram estabelecidas eleições diretas para os cargos políticos. Também foi dado o direito de voto aos analfabetos e foi criada uma nova Constituição:
Constituição de 1988: é a mais democrática que o Brasil já teve.
No campo político o país vivia a redemocratização, mas, no campo econômico, os problemas continuaram. Buscando uma solução para a crise econômica, em Fevereiro de 1986, o Governo Sarney lançou um plano de estabilização econômica, o Plano Cruzado.
A nova moeda, o Cruzado, tinha o valor de mil Cruzeiros (antiga moeda). Pelo Plano Cruzado ficou estabelecido o congelamento de preços e salários. Estas medidas econômicas não surtiram efeito, pois a inflação voltou a subir.
Com o fracasso do Plano Cruzado, outros planos econômicos foram elaborados. Foi o caso do Plano Bresser, onde se instituiu o congelamento dos preços, dos aluguéis, dos salários e a URP (Unidade de Referência de Preços) como referência monetária para o reajuste de preços e salários e o Plano Verão, que criou o Cruzado Novo.
 Governo Collor (1990-1993)
Nas eleições de 1989, com o caos econômico instalado no Brasil, a população optou por votar num candidato que não fosse o indicado pelo governo Sarney. Elegeu como Presidente do Brasil a Fernando Collor de Mello. Em sua campanha política, Collor afirmava que buscaria melhorias na condição de vida do povo brasileiro, chamado por ele de “pés-descalços e descamisados”.
Logo ao assumir a presidência, Collor pôs em prática o Plano Brasil Novo, conhecido também como Plano Collor. Em comparação aos planos dos governos anteriores, este foi o mais drástico. A moeda voltou a ser o cruzeiro que passou a circular em menor quantidade. As contas bancárias e cadernetas de poupanças com saldo superior a 50 mil cruzeiros foram bloqueadas.
Inicialmente, as medidas econômicas tomadas no Governo Collor até surtiram efeito, mas no andamento do governo a inflação voltou a subir. Para piorar a situação do presidente Collor, sua imagem ficou suja, devido às denúncias de corrupção em seu governo, até por seu irmão, Pedro Collor. Este denunciou um esquema de corrupção que tinha como principal figura Paulo César Faria, tesoureiro da campanha política de Collor.
A descoberta do Esquema PC Farias atingiu em cheio a popularidade de Fernando Collor. Seus dias como presidente estavam contados. Boa parte da população brasileira surpreendentemente saiu às ruas para protestar. Queriam eles a imediata renúncia de Collor.
Pressionados pelos Caras Pintadas (estudantes que foram às ruas e pintavam seus rostos), a Câmara dos Deputados instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Na CPI foram levantadas provas suficientes que comprovaram a participação de Collor no Esquema PC.
O Congresso Nacional reuniu-se para discutir a aprovação do Impeachment de Fernando Collor de Melo. Em 29 de Dezembro de 1993 Fernando Collor optou por renunciar à presidência deixando o cargo para o seu vice, Itamar Franco.
Governo Itamar Franco (1993-1994)
No Governo Itamar Franco, foi encontrada uma solução para a crise econômica que assolava o Brasil. Em maio de 1993, Itamar Franco nomeou a Fernando Henrique Cardoso como Ministro da Fazenda. À frente de um grupo de economistas, o ministro elaborou um bem sucedido plano econômico, o Plano Real. A nova moeda, o Real, tornou-se um sucesso.  A população teve um melhor poder aquisitivo e seus salários não eram corroídos pela inflação.
Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) – dois mandatos
 Fernando Henrique Cardoso foi eleito pelo crédito na elaboração do Plano Real, pois a população confiava nele.  Tomou posse do Governo em 1º de Janeiro de 1995. Ao final de 1998, foi reeleito como presidente, derrotando novamente o candidato da oposição, Luís Inácio Lula da Silva.
O Governo FHC teve como  missão manter a inflação baixa; também optou por privatizar as empresas estatais e abrir economia brasileira para o MERCOSUL.
A nova política econômica adotada no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, fez com que o Brasil recorresse aos empréstimos do FMI (Fundo Monetário Internacional) o que gerou a desvalorização do Real.
 Governo Lula (2003-2010) – dois mandatos
Em 2003, com a percepção de que Fernando Henrique e seu partido de certo modo se acomodaram no poder, o PT (Partido dos Trabalhadores), foi eleito para Presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva (Lula), que teve dois mandatos para mostrar seu projeto para o Brasil. Destacam-se: a política externa, que se aproximou da África e da América Latina, além dos programas de auxílio à população carente. Este governo optou por manter as conquistas econômicas do Plano Real, gerindo seu crescimento. Pela primeira vez, o Brasil quitou suas dívidas no plano externo, passando a ser até mesmo credor internacional, inclusive da grande potência mundial, os EUA.
Governo Dilma Roussef (2010-hoje)
Com a percepção de que seus dois mandatos foram um sucesso, o povo garantiu, a Lula e ao PT, a eleição de sua candidata, Dilma Rousseff, que é a atual Presidente deste período pelo qual o Brasil ainda passa: o da Nova República.
Seu governo tem-se mostrado alinhado à política de erradicação da miséria, bem como à manutenção das conquistas do Plano Real. Internacionalmente recebe fortes elogios pela investigação e combate à corrupção.

Estamos vivendo a História Contemporânea, da qual você é um dos participantes. Acompanhe atentamente os fatos e acontecimentos de seu país e do mundo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O BRASIL E A NOVA ORDEM MUNDIAL
Vamos lembrar: NOVA ORDEM MUNDIAL: um novo equilíbrio mundial, a multipolaridade, caracteriza-se pela divisão do poder econômico mundial entre várias nações, destacando-se os EUA, Japão, União Europeia, China, etc.

Diante da Nova Ordem, a partir de 2003 o Brasil passa por mudanças:
         Iniciou-se o ciclo de crescimento e redução de desigualdades; 25,9 milhões de brasileiros subiram para classe C.
         O poder de consumo cresceu 15%, em 5 anos.
         Agricultura: produtores passam a ter crédito, garantia de preços e seguro contra perdas em razão do clima.
         Aquisição de imóvel: financiamento ficou mais fácil.
         Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – urbanização de favelas passa a ser prioridade.
         Investimento em Educação: 2003 – 19 bilhões / 2009 – 59 bilhões;
         Criação da UAB – Universidade Aberta do Brasil, para preparar melhor os professores;
         Saúde: remédios 90% mais baratos – Farmácia Popular.
         12 milhões de empregos foram criados em 7 anos.
         Maior liderança mundial na produção de biocombustíveis.
         Política Externa: conquistas internas e ação diplomática dão respeito ao Brasil diante de política mundial.
         Participa do Conselho de Segurança da ONU.
         2.400 militares do Exército e da Marinha estão em missão de paz – Haiti.
         Consolida-se como nação democrática ao promover o diálogo entre gestores públicos e a população.
         Recorde histórico em investimento na Segurança Pública; 6,7 bilhões até o fim de 2010.
         Lei Maria da Penha: em favor das mulheres, contra a violência e a desigualdade.

         Solucionam-se impasses históricos a favor dos indígenas: 41,5 milhões de hectares homologados em 7 anos.

Lembre-se: Acompanhe atentamente os fatos e acontecimentos, o Brasil e o mundo mudam a cada instante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO CONSULTAR O BLOG

Nosso objetivo com este blog é facilitar o estudo da História, para tanto iremos postar textos e imagens com esse fim. Para lê-los navegue ...